Aos leitores!

SEJA UM PATROCINADOR DO SITE MANUFOTOS PHOTOGRAPHER: ACEITAMOS DONATIVOS EM QUALQUER VALOR OU QUALQUER UM DESTES AO LADO R$ 0,10 - 0,50 - 1,00 - 10,00 - 100,00 - U$$,

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Uma bela mais verdadeira historia de vida - Genesis - cap 41,44

Gênesis 41:1-57

1 E sucedeu, ao cabo de dois anos completos, que Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio Nilo. 2 E eis que subiam do rio Nilo sete vacas de aparência bela e de carnes gordas, e elas pastavam entre as canas do Nilo. 3 E eis que após elas subiam do rio Nilo mais sete vacas de aparência feia e de carnes magras, e elas se postavam ao lado das vacas à beira do rio Nilo. 4 Então, as vacas de aparência feia e de carnes magras começaram a devorar as sete vacas de aparência bela e gordas. Nisso Faraó acordou.

5 No entanto, ele voltou a dormir e sonhou pela segunda vez. E eis que numa só haste subiam sete espigas, grossas e boas. 6 E eis que após elas brotavam sete espigas mirradas e abrasadas pelo vento oriental. 7 E as espigas mirradas começavam a tragar as sete espigas grossas e cheias. Nisso Faraó acordou e eis que tinha sido um sonho.

8 E sucedeu, de manhã, que o seu espírito ficou agitado. De modo que mandou chamar todos os sacerdotes-magos do Egito e todos os seus sábios, e Faraó foi relatar-lhes os seus sonhos. Mas não havia quem os interpretasse a Faraó.

9 O chefe dos copeiros falou então a Faraó, dizendo: “Menciono hoje os meus pecados. 10 Faraó indignou-se com os seus servos. Assim, mandou que eu fosse recolhido à cadeia da casa do chefe da guarda pessoal, tanto eu como o chefe dos padeiros. 11 Depois tivemos ambos um sonho, numa só noite, tanto eu como ele. Tivemos cada um o seu sonho com a sua própria interpretação. 12 E eis que havia ali conosco um jovem, um hebreu, servo do chefe da guarda pessoal. Quando os relatamos a ele, passou a interpretar-nos os nossos sonhos. Interpretou a cada um segundo o seu sonho. 13 E resultou que assim como nos tinha interpretado, assim aconteceu. A mim me restituiu ao meu cargo, mas a ele pendurou.”

14 E Faraó foi mandar chamar José, para que o trouxessem rapidamente da masmorra. Ele se barbeou então e trocou as suas capas, e entrou até Faraó. 15Faraó disse então a José: “Tive um sonho, mas não há quem o interprete. Ora, eu mesmo ouvi dizer de ti que podes ouvir um sonho e interpretá-lo.” 16 A isto respondeu José a Faraó, dizendo: “Eu não entro em consideração! Deus é que anunciará bem-estar a Faraó.”

17 E Faraó prosseguiu, falando a José: “No meu sonho, eis que eu estava em pé à beira do rio Nilo. 18 E eis que subiam do rio Nilo sete vacas de carnes gordas e de aspecto belo, e começavam a pastar entre as canas do Nilo. 19 E eis que após elas subiam outras sete vacas, minguadas e de aspecto muito ruim, e de carnes magras. De ruins nunca vi iguais a elas em toda a terra do Egito. 20 E as vacas descarnadas e ruins começaram a devorar as primeiras sete vacas gordas. 21 De modo que estas lhes entraram nos ventres, e ainda assim não se podia saber que lhes tinham entrado nos ventres, visto que a sua aparência era tão ruim como no início. Nisso acordei.

22 “Depois vi no meu sonho e eis que subiam numa só haste sete espigas, cheias e boas. 23 E eis que após elas brotavam sete espigas murchas, mirradas, abrasadas pelo vento oriental. 24 E as espigas mirradas começavam a tragar as sete espigas boas. Por isso o contei aos sacerdotes-magos, mas ninguém me disse nada.”

25 José disse então a Faraó: “O sonho de Faraó é apenas um só. O que o [verdadeiro] Deus está fazendo, ele tem comunicado a Faraó. 26 As sete vacas boas são sete anos. Igualmente, as sete espigas boas são sete anos. O sonho é apenas um só. 27 E as sete vacas descarnadas e ruins que subiram após elas são sete anos; e as sete espigas vazias, abrasadas pelo vento oriental, mostrar-se-ão sete anos de fome. 28 Esta é a coisa que falei a Faraó: O que o [verdadeiro] Deus está fazendo, ele tem feito Faraó ver.

29 “Eis que hão de vir sete anos de grande fartura em toda a terra do Egito. 30Mas, após eles virão certamente sete anos de fome, e certamente será esquecida toda a fartura na terra do Egito e a fome simplesmente consumirá o país. 31 E não mais se conhecerá a fartura que antes havia no país, por causa dessa fome posterior, pois será por certo muito severa. 32 E o fato de que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó significa que a coisa ficou firmemente estabelecida da parte do [verdadeiro] Deus, e o [verdadeiro] Deus se apressa em fazê-lo.

33 “Portanto, procure agora Faraó um homem discreto e sábio, e constitua-o sobre a terra do Egito. 34 Atue Faraó e designe superintendentes sobre o país, e tem de recolher um quinto da terra do Egito durante os sete anos de fartura. 35 E reúnam eles todos os mantimentos destes vindouros anos bons e amontoem cereais, sob a mão de Faraó, para mantimentos nas cidades, e têm de resguardá-los. 36 E os mantimentos têm de servir de suprimento para o país durante os sete anos de fome que haverá na terra do Egito, para que o país não seja decepado pela fome.”

37 Ora, a coisa mostrou-se boa aos olhos de Faraó e de todos os seus servos. 38Faraó disse, pois, aos seus servos: “Pode-se achar outro homem semelhante a este, em quem há o espírito de Deus?” 39 Faraó disse depois a José: “Visto que Deus te fez saber tudo isso, não há ninguém tão discreto e sábio como tu. 40 Tu estarás pessoalmente sobre a minha casa, e todo o meu povo te obedecerá implicitamente. Somente com respeito ao trono serei maior do que tu.” 41 E Faraó acrescentou a José: “Vê! Eu deveras te constituo sobre toda a terra do Egito.” 42 Com isso, Faraó tirou da sua própria mão o seu anel de sinete e o pôs na mão de José, e vestiu-o de roupas de linho fino e colocou-lhe um colar de ouro em volta do pescoço. 43 Além disso, fê-lo andar no segundo carro de honra que tinha, para que clamassem adiante dele: “Avreque!”, constituindo-o assim sobre toda a terra do Egito.

44 E Faraó disse mais a José: “Eu sou Faraó, mas sem a tua autorização nenhum homem poderá erguer sua mão ou seu pé em toda a terra do Egito.” 45 Depois, Faraó chamou José pelo nome de Zafenate-Panéia e deu-lhe por esposa Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E José começou a percorrer a terra do Egito.46 E José tinha trinta anos de idade quando compareceu perante Faraó, rei do Egito.

José saiu então de diante de Faraó e passou por toda a terra do Egito. 47 E durante os sete anos de fartura, a terra produzia de mãos cheias. 48 E ele reunia todos os mantimentos dos sete anos que vieram sobre a terra do Egito e punha os mantimentos nas cidades. Os mantimentos do campo que havia ao redor duma cidade ele pôs no meio dela. 49 E José continuou a amontoar cereal em quantidade muito grande, como a areia do mar, até que por fim desistiram de contá-lo, porque era sem número.

50 E antes de chegar o ano da fome, nasceram a José dois filhos, que lhe foram dados à luz por Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. 51 Assim, José chamou o primogênito pelo nome de Manassés, porque, segundo ele: “Deus me fez esquecer toda a minha desgraça e toda a casa de meu pai.” 52 E o segundo ele chamou pelo nome de Efraim, porque, segundo ele: “Deus me fez fecundo na terra da minha miséria.”

53 E gradualmente se acabaram os sete anos de fartura que havia na terra do Egito, 54 e, por sua vez, principiaram a vir os sete anos de fome, assim como José dissera. E veio a haver fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão. 55 Por fim, toda a terra do Egito veio a sentir a fome e o povo começou a clamar a Faraó por pão. Faraó disse então a todos os egípcios: “Ide a José. O que ele vos disser, [isso] haveis de fazer.” 56 E havia fome sobre toda a superfície da terra. José começou então a abrir todos os armazéns de cereais que havia entre eles e a vender aos egípcios, visto que a fome se apoderara da terra do Egito. 57 Além disso, vinham ao Egito pessoas de toda a terra para comprar de José, porque a fome se apoderara de toda a terra.

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

InícioCapítulo anteriorPróximo capítulo
 
User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: