Aos leitores!

SEJA UM PATROCINADOR DO SITE MANUFOTOS PHOTOGRAPHER: ACEITAMOS DONATIVOS EM QUALQUER VALOR OU QUALQUER UM DESTES AO LADO R$ 0,10 - 0,50 - 1,00 - 10,00 - 100,00 - U$$,

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O reencontro de um filho amado com seu pai! - Genesis - cap 45 a 50

Gênesis 45:1-28

1 Em vista disso, José não se pôde mais conter diante de todos os que se achavam de pé junto dele. Clamou, pois: “Retirem-se todos de mim!” E ninguém ficou com ele quando José se deu a conhecer a seus irmãos.

2 E ele começou a elevar a sua voz em choro, de modo que os egípcios chegaram a ouvi-lo e a casa de Faraó chegou a ouvi-lo. 3 Finalmente, José disse aos seus irmãos: “Eu sou José. Ainda vive meu pai?” Mas os seus irmãos não lhe puderam responder nada, pois estavam perturbados por causa dele. 4 José disse então a seus irmãos: “Aproximai-vos, por favor.” Então se aproximaram dele.

Ele disse então: “Eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito. 5 Mas agora, não vos sintais magoados e não estejais irados com vós mesmos, por me terdes vendido para cá; porque foi para a preservação de vida que Deus me enviou na vossa frente. 6 Pois este é o segundo ano de fome no meio da terra, e ainda haverá cinco anos em que não haverá nem lavoura nem colheita. 7 Por conseguinte, Deus enviou-me na frente de vós, a fim de pôr para vós um restante na terra e para vos preservar vivos por meio dum grande escape. 8 Agora, pois, não fostes vós quem me enviastes para cá, mas foi o [verdadeiro] Deus, a fim de me designar pai para Faraó e senhor para toda a sua casa, e como aquele que domina sobre toda a terra do Egito.

9 “Subi depressa até meu pai, e tendes de dizer-lhe: ‘Assim disse teu filho José: “Deus me designou senhor para todo o Egito. Desce a mim. Não te demores. 10 E tens de morar na terra de Gósen e tens de continuar perto de mim, tu e teus filhos, e os filhos de teus filhos, e teus rebanhos, e tuas manadas, e tudo o que tens. 11 E vou suprir-te ali de alimento, pois haverá ainda cinco anos de fome, para que tu, e tua casa, e tudo o que tens, não venham a sofrer pobreza.”’ 12 E eis que os vossos olhos e os olhos de meu irmão Benjamim estão vendo que é a minha boca que vos fala. 13 De modo que tendes de contar a meu pai toda a minha glória no Egito e tudo o que vistes; e tendes de apressar-vos e trazer meu pai cá para baixo.”

14 Lançou-se então ao pescoço de Benjamim, seu irmão, e entregou-se ao choro, e Benjamim chorava ao seu pescoço. 15 E ele passou a beijar a todos os seus irmãos e a chorar sobre eles, e depois seus irmãos falaram com ele.

16 E a nova foi ouvida na casa de Faraó, dizendo: “Vieram os irmãos de José!” E isso se mostrou bom aos olhos de Faraó e dos seus servos. 17 Por conseguinte, Faraó disse a José: “Dize a teus irmãos: ‘Fazei o seguinte: Carregai os vossos animais de carga e ide, entrai na terra de Canaã, 18 e tomai vosso pai e os da vossa casa, e vinde para cá, a mim, a fim de que eu vos dê o bom da terra do Egito; e comei a parte gorda do país. 19 E a ti mesmo se manda: “Fazei o seguinte: Tomai para vós carroças da terra do Egito, para os vossos pequeninos e para as vossas esposas, e tendes de colocar vosso pai numa delas e vir para cá. 20 E não lastimem os vossos olhos o vosso equipamento, porque é vosso o bom de toda a terra do Egito.”’”

21 Em conseqüência, os filhos de Israel fizeram isso, e José deu-lhes carroças segundo as ordens de Faraó e deu-lhes provisões para o caminho. 22 A cada um deles deu mudas individuais de capas, mas a Benjamim deu trezentas moedas de prata e cinco mudas de capas. 23 E a seu pai enviou o seguinte: dez jumentos carregados das coisas boas do Egito e dez jumentas carregadas de cereais e de pão, e de sustento para seu pai, para o caminho. 24 Assim despachou os seus irmãos e eles partiram. Disse-lhes, no entanto: “Não fiqueis exasperados uns com os outros no caminho.”

25 E eles começaram a subir do Egito e chegaram por fim à terra de Canaã, a Jacó, seu pai. 26 Informaram-no então, dizendo: “José vive ainda, e é ele quem domina sobre toda a terra do Egito!” Mas o seu coração ficou entorpecido, porque não acreditava neles. 27 Quando prosseguiam falando com ele de todas as palavras que José lhes falara e ele chegou a ver as carroças que José enviara para transportá-lo, começou a reanimar-se o espírito de Jacó, seu pai. 28 Israel exclamou então: “Basta! José, meu filho, vive ainda! Ah! irei e o verei antes de eu morrer!”

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

InícioCapítulo anteriorPróximo capítulo
 
User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: