Aos leitores!

SEJA UM PATROCINADOR DO SITE MANUFOTOS PHOTOGRAPHER: ACEITAMOS DONATIVOS EM QUALQUER VALOR OU QUALQUER UM DESTES AO LADO R$ 0,10 - 0,50 - 1,00 - 10,00 - 100,00 - U$$,

segunda-feira, 25 de maio de 2009

“E tens de fazer o altar de madeira de acácia". Exodo cap - 27,36

Êxodo 27:1-21

1 “E tens de fazer o altar de madeira de acácia, de cinco côvados de comprimento e cinco côvados de largura. O altar deve ser quadrado e sua altura três côvados. 2 E tens de fazer-lhe chifres nos seus quatro cantos. Seus chifres procederão dele, e tens de recobri-lo de cobre. 3 E tens de fazer seus recipientes para a retirada das cinzas gordurosas, e suas pás, e suas tigelas, e seus garfos, e seus porta-lumes; e todos os seus utensílios farás de cobre. 4 E tens de fazer-lhe uma grelha, uma grade de cobre; e tens de fazer na grade quatro argolas de cobre, nas suas quatro extremidades. 5 E tens de pô-la abaixo da borda do altar, por dentro, e a grade tem de ficar pelo meio do altar. 6 E tens de fazer varais para o altar, seus varais sendo de madeira de acácia, e tens de recobri-los de cobre. 7 E seus varais têm de ser postos nas argolas, e os varais devem estar nos dois lados do altar quando é carregado. 8 Fá-lo-ás uma caixa oca de pranchas. Conforme ele te mostrou no monte, assim o farão.
9 “E tens de fazer o pátio do tabernáculo. Para o lado do Negebe, o meridional, o pátio tem cortinados de linho fino retorcido, o comprimento deste um lado sendo de cem côvados. 10 E suas vinte colunas e seus vinte pedestais de encaixe são de cobre. Os pinos das colunas e suas ligações são de prata. 11 Assim também é o comprimento do lado setentrional, os cortinados sendo de cem côvados de comprimento, e suas vinte colunas e seus vinte pedestais de encaixe sendo de cobre, os pinos das colunas e suas ligações sendo de prata. 12 Quanto à largura do pátio, do lado ocidental, os cortinados são de cinqüenta côvados, sendo dez as suas colunas e dez os seus pedestais de encaixe. 13 E a largura do pátio, do lado do leste, para o nascente, é de cinqüenta côvados. 14 E de um lado há quinze côvados de cortinados, sendo três as suas colunas e três os seus pedestais de encaixe. 15 E para o outro lado há quinze côvados de cortinados, sendo três as suas colunas e três os seus pedestais de encaixe.
16 “E para o portão do pátio há um reposteiro de vinte côvados de comprimento, de linha azul, e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, e de linho fino retorcido, trabalho de tecelão, sendo quatro as suas colunas e quatro os seus pedestais de encaixe. 17 Todas as colunas ao redor do pátio têm ligações de prata e seus pinos são de prata, mas os seus pedestais de encaixe [são] de cobre. 18 O comprimento do pátio é de cem côvados, e a largura é de cinqüenta côvados, e a altura é de cinco côvados, de linho fino retorcido, e seus pedestais de encaixe são de cobre. 19 E todos os utensílios do tabernáculo, em todo o seu serviço, e todas as suas estacas de tenda e todas as estacas do pátio são de cobre.
20 “E quanto a ti, deves mandar aos filhos de Israel que obtenham para ti azeite puro de oliveira, batido, para o luzeiro, para manter as lâmpadas continuamente acesas. 21 Na tenda de reunião, fora da cortina que está junto ao Testemunho, Arão e seus filhos pô-lo-ão em ordem diante de Jeová, desde a noitinha até à manhã. É um estatuto por tempo indefinido para as suas gerações, a ser cumprido pelos filhos de Israel.
', '', 'ex', '27');
// -->
Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

Página inicial Crenças Futuro Medicina Assuntos Contate-nos Publicações Idiomas Índice

Copyright © 2006 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. All rights reserved.



Êxodo 28:1-43

1 “E quanto a ti, faze chegar a ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, a fim de que atue para mim como sacerdote, Arão, Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão. 2 E tens de fazer vestes sagradas para Arão, teu irmão, para glória e beleza. 3 E tu mesmo deves falar a todos os de coração sábio, que enchi com o espírito de sabedoria, e eles têm de fazer as vestes de Arão para o santificar, a fim de que atue para mim como sacerdote.
4 “E estas são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e uma túnica sem mangas, e uma comprida veste enxadrezada, um turbante e uma faixa; e eles têm de fazer as vestes sagradas para Arão, teu irmão, e para seus filhos, a fim de que atue para mim como sacerdote. 5 E eles mesmos tomarão o ouro, e a linha azul, e a lã tingida de roxo, e as fibras carmíneas, e o linho fino.
6 “E eles têm de fazer o éfode de ouro, de linha azul e de lã tingida de roxo, de fibras carmíneas e de linho fino retorcido, trabalho de bordador. 7 E deve ter duas ombreiras unidas nas suas duas extremidades, e tem de estar unido. 8 E o cinto que há nele para atá-lo, segundo a sua feitura, deve ser dos seus materiais, de ouro, de linha azul e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, e de linho fino retorcido.
9 “E tens de tomar duas pedras de ônix e gravar nelas os nomes dos filhos de Israel, 10 seis dos seus nomes numa pedra e os nomes dos seis restantes na outra pedra, pela ordem dos seus nascimentos. 11 Com o trabalho de gravador de pedras, em gravuras de sinete deves gravar nas duas pedras os nomes dos filhos de Israel. Colocadas em engastes de ouro é como as farás. 12 E tens de pôr as duas pedras nas ombreiras do éfode como pedras memoriais para os filhos de Israel; e Arão tem de carregar seus nomes perante Jeová, nas suas duas ombreiras, como recordação. 13 E tens de fazer engastes de ouro 14 e duas correntinhas de ouro puro. Como cordões as farás, com a feitura duma corda; e as correntinhas em forma de corda tens de fixar nos engastes.
15 “E tens de fazer o peitoral do julgamento com o trabalho de bordador. Fá-lo-ás como a feitura do éfode. Fá-lo-ás de ouro, de linha azul e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, e de linho fino retorcido. 16 Deve ser quadrado quando dobrado, de um palmo de comprimento e de um palmo de largura. 17 E tens de guarnecê-lo com uma montagem de pedras, havendo quatro fileiras de pedras. Uma fileira de rubi, topázio e esmeralda é a primeira fileira. 18 E a segunda fileira é de turquesa, safira e jaspe. 19 E a terceira fileira é de pedra de lesem, ágata e ametista. 20 E a quarta fileira é de crisólito, e ônix, e jade. Deve haver encaixes de ouro nas suas montagens. 21 E as pedras devem ser segundo os nomes dos filhos de Israel, as doze segundo os seus nomes. Devem ser em gravuras de sinete, cada uma segundo o seu nome, para as doze tribos.
22 “E no peitoral tens de fazer correntinhas trançadas, como trabalho de cordas, de ouro puro. 23 E no peitoral tens de fazer duas argolas de ouro, e tens de pôr as duas argolas nas duas extremidades do peitoral. 24 E tens de passar as duas cordas de ouro pelas duas argolas nas extremidades do peitoral. 25 E passarás as duas pontas das duas cordas pelos dois engastes, e tens de pô-los nas ombreiras do éfode, na parte dianteira dele. 26 E tens de fazer duas argolas de ouro e colocá-las nas duas extremidades do peitoral, na sua beira, por dentro, do lado do éfode. 27 E tens de fazer duas argolas de ouro e pô-las nas duas ombreiras do éfode, embaixo, na parte dianteira dele, perto do seu ponto de junção, acima do cinto do éfode. 28 E amarrarão o peitoral com um cordel azul, pelas suas argolas, às argolas do éfode, para que continue acima do cinto do éfode e o peitoral não seja deslocado de cima do éfode.
29 “E Arão tem de levar os nomes dos filhos de Israel no peitoral do julgamento sobre o seu coração ao entrar no Santo, como recordação diante de Jeová, continuamente. 30 E tens de pôr no peitoral do julgamento o Urim e o Tumim, e eles têm de ficar sobre o coração de Arão quando ele entra perante Jeová; e Arão tem de levar os julgamentos dos filhos de Israel sobre o seu coração, diante de Jeová, continuamente.
31 “E tens de fazer a túnica sem mangas do éfode inteiramente de linha azul. 32 E tem de haver uma abertura no seu topo, no meio dela. Sua abertura deve ter uma orla ao redor, produto de tecedor. Deve ser-lhe como a abertura duma cota de malha, para que não se rasgue. 33 E na sua bainha tens de fazer romãs de linha azul e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, na sua bainha, em volta, e campainhas de ouro entre elas, em roda; 34 uma campainha de ouro e uma romã, uma campainha de ouro e uma romã, na bainha, em roda da túnica sem mangas. 35 E tem de estar sobre Arão para que ministre, e o som dele tem de ser ouvido ao entrar no santuário perante Jeová e ao sair, para que não morra.
36 “E tens de fazer uma lâmina lustrosa de ouro puro e gravar nela em gravuras de sinete: ‘A santidade pertence a Jeová.’ 37 E tens de prendê-la com um cordel azul, e ela tem de ficar no turbante. Deve ficar na parte dianteira do turbante. 38 E ela tem de ficar sobre a testa de Arão, e Arão terá de responder pelo erro cometido contra os objetos sagrados que os filhos de Israel santificarem, isto é, todas as suas dádivas sagradas; e tem de ficar continuamente sobre a sua testa, a fim de ganhar para eles aprovação perante Jeová.
39 “E a veste comprida de linho fino tens de tecer enxadrezada, e tens de fazer um turbante de linho fino, e farás uma faixa, trabalho de tecelão.
40 “E para os filhos de Arão farás vestes compridas, e tens de fazer-lhes faixas, e far-lhes-ás coberturas para a cabeça, para glória e beleza. 41 E tens de vestir com elas Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, e tens de ungi-los e encher-lhes as mãos de poder, e tens de santificá-los, e eles têm de atuar para mim como sacerdotes. 42 E faze-lhes calções de linho para cobrir a carne nua. Devem ir desde os quadris até às coxas. 43 E têm de estar sobre Arão e seus filhos quando entrarem na tenda de reunião ou quando se chegarem ao altar para ministrar no lugar santo, a fim de que não incorram em erro e certamente morram. É um estatuto por tempo indefinido para ele e para a sua descendência após ele.
', '', 'ex', '28');
// -->
Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

Página inicial Crenças Futuro Medicina Assuntos Contate-nos Publicações Idiomas Índice

Copyright © 2006 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. All rights reserved.

Êxodo 29:1-46

1 “E esta é a coisa que deves fazer-lhes para santificá-los, a fim de atuarem para mim como sacerdotes: Toma um novilho e dois carneiros, sadios, 2 e pão não fermentado, e bolos não fermentados, de forma anular, umedecidos com azeite, e obreias não fermentadas, untadas com azeite. Fá-los-ás de flor de farinha de trigo. 3 E tens de pô-los num cesto e apresentá-los no cesto, e também o novilho e os dois carneiros.

4 “E apresentarás Arão e seus filhos à entrada da tenda de reunião, e tens de lavá-los com água. 5 Então tens de tomar as roupas e vestir Arão com a veste comprida e a túnica sem mangas do éfode, e com o éfode e o peitoral, e tens de atá-lo bem a ele com o cinto do éfode. 6 E tens de colocar o turbante na sua cabeça e pôr o sinal sagrado de dedicação no turbante. 7 E tens de tomar o óleo de unção e despejá-lo sobre a sua cabeça e ungi-lo.

8 “Então farás chegar os seus filhos e tens de vesti-los com as vestes compridas. 9E tens de cingi-los com as faixas, tanto Arão como seus filhos, e tens de enrolar neles a cobertura para a cabeça; e o sacerdócio tem de se tornar seu como estatuto por tempo indefinido. Assim tens de encher de poder a mão de Arão e a mão dos seus filhos.

10 “Então tens de apresentar o novilho diante da tenda de reunião, e Arão e seus filhos têm de pôr suas mãos sobre a cabeça do novilho. 11 E tens de abater o novilho diante de Jeová, à entrada da tenda de reunião. 12 E tens de tomar um pouco do sangue do novilho e pô-lo com o teu dedo nos chifres do altar, e todo o resto do sangue derramarás junto à base do altar. 13 E tens de tomar toda gordura que cobre os intestinos e a acrescência sobre o fígado, e os dois rins e a gordura sobre eles, e tens de fazê-los fumegar sobre o altar. 14 Mas a carne do novilho e sua pele, e seu esterco queimarás em fogo fora do acampamento. É uma oferta pelo pecado.

15 “Então tomarás um carneiro, e Arão e seus filhos têm de deitar suas mãos sobre a cabeça do carneiro. 16 E tens de abater o carneiro, e tens de tomar seu sangue e aspergi-lo ao redor sobre o altar. 17 E cortarás o carneiro nos seus pedaços, e tens de lavar seus intestinos e suas pernas, e tens de pôr seus pedaços um junto ao outro e até a sua cabeça. 18 E tens de fazer o carneiro inteiro fumegar sobre o altar. É uma oferta queimada a Jeová, um cheiro repousante. É uma oferta feita por fogo a Jeová.

19 “A seguir tens de tomar o outro carneiro, e Arão e seus filhos têm de deitar suas mãos sobre a cabeça do carneiro. 20 E tens de abater o carneiro, e tens de tomar um pouco do seu sangue e pô-lo sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre a ponta da orelha direita dos seus filhos, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o dedo grande do seu pé direito, e tens de aspergir o sangue ao redor sobre o altar. 21 E tens de tomar um pouco do sangue que está sobre o altar e um pouco do óleo de unção, e tens de espargi-lo sobre Arão e suas vestes, e sobre seus filhos e as vestes de seus filhos com ele, para que ele e suas vestes, e seus filhos e as vestes de seus filhos com ele sejam deveras santos.

22 “E do carneiro tens de tomar a gordura e a cauda gorda, e a gordura que cobre os intestinos, e a acrescência do fígado, e os dois rins e a gordura que há sobre eles, e a perna direita, pois é um carneiro de investidura; 23 também um pão redondo e um bolo de forma anular de pão azeitado, e uma obreia do cesto dos pães não fermentados que está diante de Jeová. 24 E tens de colocar todos estes sobre as palmas das mãos de Arão e sobre as palmas dos seus filhos, e tens de movê-los para lá e para cá como oferta movida perante Jeová. 25 E tens de tirá-los das mãos deles e fazê-los fumegar sobre o altar, sobre a oferta queimada, como cheiro repousante perante Jeová. É uma oferta feita por fogo a Jeová.

26 “E tens de tomar o peito do carneiro da investidura, que é para Arão, e tens de movê-lo para lá e para cá como oferta movida perante Jeová, e ele tem de tornar-se tua porção. 27 E tens de santificar o peito da oferta movida e a perna do quinhão sagrado, que foi movida e que foi contribuída do carneiro da investidura, daquilo que era para Arão e daquilo que era para seus filhos. 28 E tem de tornar-se de Arão e dos seus filhos por um regulamento por tempo indefinido a ser cumprido pelos filhos de Israel, porque é um quinhão sagrado; e tornar-se-á um quinhão sagrado a ser entregue pelos filhos de Israel. Dos seus sacrifícios de participação em comum é seu quinhão sagrado para Jeová.

29 “E as vestes sagradas que são de Arão servirão para seus filhos após ele, para ungi-los nelas e nelas encher-lhes a mão de poder. 30 Por sete dias as usará o sacerdote que lhe suceder dentre seus filhos e que entrar na tenda de reunião para ministrar no lugar santo.

31 “E tomarás o carneiro da investidura, e tens de cozinhar a sua carne num lugar santo. 32 E Arão e seus filhos têm de comer a carne do carneiro e o pão que há no cesto à entrada da tenda de reunião. 33 E eles têm de comer as coisas com as quais se fez expiação para encher-lhes a mão de poder, a fim de santificá-los. Mas o estranho não pode comer delas, porque são algo sagrado. 34 E se sobrar algo da carne do sacrifício da investidura e do pão até à manhã, então terás de queimar em fogo o que sobrar. Não deve ser comido, porque é algo sagrado.

35 “E assim terás de fazer a Arão e aos seus filhos, segundo tudo o que te mandei. Levarás sete dias para encher-lhes a mão de poder. 36 E oferecerás diariamente o novilho da oferta pelo pecado como expiação, e terás de purificar de pecado o altar por fazer expiação sobre ele, e terás de ungi-lo para o santificar. 37 Levarás sete dias para fazer expiação sobre o altar e terás de santificá-lo para que deveras se torne um altar santíssimo. Todo aquele que tocar no altar deve ser santo.

38 “E isto é o que oferecerás sobre o altar: carneirinhos de um ano cada um, dois por dia, continuamente. 39 E oferecerás um carneirinho pela manhã e oferecerás o outro carneirinho entre as duas noitinhas. 40 E a décima parte de uma medida de efa de flor de farinha umedecida com um quarto de him de azeite batido e uma oferta de bebida de um quarto de him de vinho serão para o primeiro carneirinho. 41 E oferecerás o segundo carneirinho entre as duas noitinhas. Entregá-lo-ás com uma oferta de cereais igual à da manhã e com uma oferta de bebida igual à sua, como cheiro repousante, uma oferta feita por fogo a Jeová. 42É uma contínua oferta queimada nas vossas gerações, à entrada da tenda de reunião perante Jeová, onde me apresentarei a vós para falar-te ali.

43 “E ali vou apresentar-me aos filhos de Israel, e ele certamente será santificado pela minha glória. 44 E vou santificar a tenda de reunião e o altar; e santificarei Arão e seus filhos, a fim de atuarem para mim como sacerdotes. 45 E vou residir no meio dos filhos de Israel e vou mostrar-me seu Deus. 46 E saberão certamente que eu sou Jeová, seu Deus, que os fiz sair da terra do Egito para residir no meio deles. Eu sou Jeová, seu Deus.

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

InícioCapítulo anteriorPróximo capítulo
Ocorreu um erro neste gadget
 
User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: