Aos leitores!

SEJA UM PATROCINADOR DO SITE MANUFOTOS PHOTOGRAPHER: ACEITAMOS DONATIVOS EM QUALQUER VALOR OU QUALQUER UM DESTES AO LADO R$ 0,10 - 0,50 - 1,00 - 10,00 - 100,00 - U$$,

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Tentativas de explicar o começo





                                                                   Imagem http://leandroblamires.zip.net/images/raiosi.jpg





Será que os especialista agora sabem explicar a origem do Universo? Muitos cientistas, não à vontade com idéia de que o Universo possa ter sido criado por uma inteligência superior, especulam que, por meio de algum processo, ele tenha criado a si mesmo do nada. Parece-lhe razoável isso? Tais especulações em geral  envolvem alguma variação de uma teoria ( a do Universo inflacionário) apresentada em 1979 pelo físico Alan Guth.
{ A teoria  da inflação especula o que aconteceu numa fração de segundo após o começo do Universo. Os defensores da inflação sustentam que o Universo inicialmente era submicroscópico e dai  inflacionou (expandiu-se) mais rápido do que a velocidade da luz, uma afirmação que não pode ser testada em laboratório. A teoria da inflação ainda é polêmica}.No entanto, mais recentemente, o Dr. Guth admitiu que sua teoria "não explica como o Universo surgiu do nada" . O Dr. Andrei Linde foi mais explícito num artigo em Scientific American: "Explicar essa singularidade inicial - onde e quando tudo começou - ainda é o problema mais renitente da cosmologia moderna."


                            Tentativa de contar as estrelas

Calcula-se que a galáxia Via-Láctea tenha mais de 100 bilhões de estrelas . Imagine uma enciclopédia que dedicasse uma página a cada uma dessa estrelas -  o Sol e o restante do sistema solar ficariam limitados a uma página. Quantos volumes seriam necessários para incluir todas as estrelas da Via-láctea?

  Com volumes razoavelmente grandes, diz-se que essa enciclopédia não caberia na biblioteca publica de Nova York, com seus 412 quilômetros de espaço nas estantes!

  Quanto tempo levaria para examinar essas páginas? "Folheá-la num ritmo de uma uma página  por segundo  levaria mais de dez mil anos", explica o livro Coming of Age in the Milk Way . No entanto, as  estrelas da nossa galáxia são mera fração do número de estrelas  existentes nos calculadamente 50 bilhões de galáxias no Universo. Se a enciclopédia dedicasse uma página para cada uma dessas estrelas, as bibliotecas do mundo inteiro juntas não teriam espaço suficiente para abrigá-la. " Quanto mais sabemos sobre o Universo", diz o livro,  "tanto mais vemos o quão pouco sabemos". 

                                      Comentários de Jastrow sobre o Começo

    Robert Jastrow, professor de Astronomia e de Geologia na Universidade de Colúmbia (EUA), escreveu: "poucos astrônomos poderiam ter previsto que esse evento - o nascimento súbito do Universo - se tornaria um fato científico comprovado, mas a observação dos céus por meio de telescópios obrigou-os a chegar a essa conclusão."

   Daí ele falou das implicações disso: " A prova astronômica de que [ o Universo teve ] um Começo embaraça os cientistas, pois eles acreditam que todo efeito tem uma causa natural... O astrônomo britânico E. A. Milne escreveu: 'Não podemos fazer suposições sobre como eram as coisas [ no começo]; no ato Divino da criação Deus não teve observadores nem testemunhas.' "
- The Enchanted Loom-Mind in the Universe.

Se os especialistas realmente não sabem explicar a origem nem o desenvolvimento primordial do Universo, não devemos procurar uma explicação em outra parte? De fato, você tem boas razões para considerar evidências que muitos têm despercebido, mas que lhe poderão dar uma boa compreensão desse assunto. Essas evidências incluem as dimensões precisas de quatro forças fundamentais talvez leve alguns a hesitar, pensando: 'Isso é coisa só para os físicos.' Não é. Vale a pena considerar os fatos básicos, pois nos afetam.

                                Regulagem perfeita

As quatro forças  fundamentais atuam tanto na vastidão do cosmos com na infinita pequenez das estruturas atômicas. Sim, tudo ao nosso redor está envolvido.

    Elementos essenciais à vida (especialmente o carbono,o oxigênio e o ferro) não poderiam existir sem a regulagem perfeita entre as quatro forças manifestas no Universo. Já mencionamos uma dessas forças, a força gravitacional. Outra é a  força eletromagnética. Se esta fosse bem mas fraca, os elétrons não seriam mantidos ao redor do núcleo do átomo. 'Seria grave isso? , há quem pergunte. Seria, pois os átomos não poderiam ligar-se para formar moléculas. Inversamente, se essa força fosse bem mais forte, os elétrons ficariam aprisionados no núcleo do átomo. ou seja, não haveria vida, Já nesse aspecto fica claro que a nossa existência e a vida dependem da regulagem perfeita da força eletromagnética.

                                   Quatro forças físicas fundamentais

1. Gravitação:  uma força bem fraca a nível de átomos. Afeta objetos grandes - planetas, estrelas, galáxias.

2. Eletromagnetismo: a força  principal de atração entre prótons e elétrons, permitindo a formação de moléculas. Os relâmpagos são uma das provas de sua força.

3. Forca nuclear forte: a força que liga os prótons e os nêutrons entre si no núcleo de um átomo.

4. Força nuclear fraca: a força que governa a desintegração de elementos radioativos e a eficiente atividade termonuclear do Sol.

  

  E considere a escala cósmica: uma leve diferença na força eletromagnética afetaria o Sol, alterando assim a luz que atinge a Terra,tornando difícil, ou impossível, a fotossíntese nas plantas. Poderia também roubar da água as suas propriedades ímpares, que são vitais para a vida. Mas uma vez, a regulagem perfeita da força eletromagnética torna possível a nossa vida.

 Igualmente vital é a intensidade da força eletromagnética em relação às outras três. Por exemplo, alguns físicos calculam que esta força seja :
10.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 (10 elevado a potência de 40) de vezes maior do que a da gravidade. Poderia parecer ínfimo acrescentar mais um zero a esse número (10 elevado a potência de 41). Mas isso significaria que a gravidade seria proporcionalmente mais fraca, e o Dr. Reinhard Breuer fala dos resultados disso: "Com  gravidade mais baixa as estrelas seriam menores, e a pressão da gravidade nos seus interiores não elevaria a temperatura o suficiente para ocorrerem as reações de fusão nuclear: o Sol não teria como brilhar." Imagine o que isso significaria para nós!

  E se a gravidade fosse proporcionalmente mais forte, de modo que o número tivesse apenas 39 zeros (10 elevado a potência de 39)? "Com  apenas esse pequeno ajuste", continua Breuer, "uma estrela como o Sol teria a sua expectativa de vida drasticamente reduzida". E há cientistas que acham que a regulagem é ainda mais precisa. 

  De fato, duas qualidades notáveis do Sol e de outras estrelas são eficiência e estabilidade a longo prazo. Veja uma ilustração simples: para funcionar bem, o motor de um carro precisa de uma combinação perfeita de combustível e ar. Engenheiros projetam complexos sistemas mecânicos e computadorizados para aperfeiçoar o desempenho. Se é assim com um simples motor. que dizer das eficientes estrelas de "combustão" como o Sol? As forças principais envolvidas estão reguladas com precisão,viabilizando a vida. Será casual essa precisão? A Jó, da antiguidade, foi feita esta pergunta: "Você conhece as leis que governam o céu e sabe como devem ser aplicadas na terra?" (Jó 38:33, A bíblia na linguagem de Hoje) Nenhum homem conhece. Assim, de onde vem essa precisão? :idea:



Fonte de matéria: livro ( Existe um criador que se importa com você?) http://www.watchtower.org/e/publications/index.htm
 
User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: