Aos leitores!

SEJA UM PATROCINADOR DO SITE MANUFOTOS PHOTOGRAPHER: ACEITAMOS DONATIVOS EM QUALQUER VALOR OU QUALQUER UM DESTES AO LADO R$ 0,10 - 0,50 - 1,00 - 10,00 - 100,00 - U$$,

terça-feira, 14 de abril de 2009

Tempo de meditação Genesis cap 25,26

Gênesis 25:1-34

1 Além disso, Abraão tomou novamente uma esposa, e o nome dela era Quetura.2 Com o correr do tempo deu-lhe à luz Zinrã, e Jocsã, e Medã, e Midiã, e Isbaque, e Suá.

3 E Jocsã tornou-se pai de Sabá e Dedã.

E os filhos de Dedã tornaram-se assurins, e letusins, e leumins.

4 E os filhos de Midiã foram Efá, e Efer, e Anoque, e Abida, e Elda.

Todos estes foram os filhos de Quetura.

5 Posteriormente, Abraão deu a Isaque tudo o que possuía, 6 mas, aos filhos das concubinas que Abraão tinha, Abraão deu dádivas. Então os enviou para longe de Isaque, seu filho, enquanto ainda vivia, para o leste, para a terra do Oriente. 7 E estes são os dias dos anos de vida de Abraão, que ele viveu, cento e setenta e cinco anos. 8 Abraão expirou então e morreu numa boa velhice, idoso e satisfeito, e foi ajuntado ao seu povo. 9 De modo que Isaque e Ismael, seus filhos, o enterraram na caverna de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, o hitita, que está defronte de Manre, 10 o campo que Abraão tinha comprado dos filhos de Hete. Ali foi enterrado Abraão e também Sara, sua esposa. 11 E aconteceu, após a morte de Abraão, que Deus continuava a abençoar Isaque, seu filho, e Isaque morava perto de Beer-Laai-Roi.

12 E esta é a história de Ismael, filho de Abraão, a quem Agar, a egípcia, serva de Sara, deu à luz a Abraão.

13 Ora, estes são os nomes dos filhos de Ismael, pelos seus nomes, segundo as suas linhagens: o primogênito de Ismael, Nebaiote, e Quedar, e Adbeel, e Mibsão,14 e Misma, e Dumá, e Massa, 15 Hadade e Tema, Jetur, Nafis e Quedemá. 16Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelos seus pátios e pelos seus acampamentos murados: doze maiorais, segundo os seus clãs. 17 E estes são os anos de vida de Ismael, cento e trinta e sete anos. Então expirou e morreu, e foi ajuntado ao seu povo. 18 E passaram a residir desde Havilá, perto de Sur, que está defronte do Egito, até a Assíria. Estabeleceu-se na frente de todos os seus irmãos.

19 E esta é a história de Isaque, filho de Abraão.

Abraão tornou-se pai de Isaque. 20 E Isaque era da idade de quarenta anos quando tomou por sua esposa a Rebeca, filha de Betuel, o sírio de Padã-Arã, irmã de Labão, o sírio. 21 E Isaque suplicava a Jeová especialmente por sua esposa, porque ela era estéril; assim, Jeová deixou-se suplicar por ele, e Rebeca, esposa dele, ficou grávida. 22 E os filhos dentro dela começaram a lutar entre si, de modo que ela disse: “Se é assim, por que é que estou viva?” Com isso ela foi consultar Jeová. 23 E Jeová passou a dizer-lhe: “Há duas nações no teu ventre e dois grupos nacionais serão separados das tuas entranhas; e um grupo nacional será mais forte do que o outro grupo nacional, e o mais velho servirá ao mais jovem.”

24 Completaram-se gradualmente os seus dias para dar à luz, e eis que havia gêmeos no seu ventre. 25 Então saiu o primeiro, todo vermelho como um manto oficial de pêlo, de modo que o chamaram pelo nome de Esaú. 26 E depois saiu seu irmão, e a mão dele segurava o calcanhar de Esaú, de modo que o chamou pelo nome de Jacó. E Isaque era da idade de sessenta anos quando ela os deu à luz.

27 E os rapazes cresciam, e Esaú tornou-se homem entendido na caça, homem do campo, mas Jacó [tornou-se] homem inculpe, morando em tendas. 28 E Isaque amava Esaú, porque significava caça para a sua boca, ao passo que Rebeca amava Jacó. 29 Certa vez Jacó tinha ao fogo um cozido, quando Esaú veio do campo, cansado. 30 De modo que Esaú disse a Jacó: “Depressa, por favor, dá-me um bocado do vermelho — do vermelho aí, pois estou cansado!” É por isso que foi chamado pelo nome de Edom. 31 A isso Jacó disse: “Vende-me primeiro teu direito de primogênito!” 32 E Esaú continuou: “Eis que estou simplesmente morrendo, e de que proveito me é a primogenitura?” 33 E Jacó acrescentou: “Jura-me primeiro!” E ele passou a jurar-lhe e a vender a Jacó seu direito como primogênito. 34 E Jacó deu a Esaú pão e cozido de lentilhas, e ele foi comer e beber. Depois se levantou e foi embora. Assim desprezou Esaú a primogenitura.

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

InícioCapítulo anteriorPróximo capítulo
 
User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: