Aos leitores!

SEJA UM PATROCINADOR DO SITE MANUFOTOS PHOTOGRAPHER: ACEITAMOS DONATIVOS EM QUALQUER VALOR OU QUALQUER UM DESTES AO LADO R$ 0,10 - 0,50 - 1,00 - 10,00 - 100,00 - U$$,

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tempo de Meditação exodo cap 37 a 40

Êxodo 37:1-29

1 Bezalel fez então a Arca de madeira de acácia. Dois côvados e meio era seu comprimento, e um côvado e meio sua largura, e um côvado e meio sua altura. 2 Recobriu-a então de ouro puro por dentro e por fora, e fez-lhe uma bordadura de ouro ao redor. 3 Depois fundiu para ela quatro argolas de ouro, para [que ficassem] acima dos seus quatro pés, com duas argolas num lado dela e duas argolas noutro lado dela. 4 A seguir fez varais de madeira de acácia e os recobriu de ouro. 5 Passou então os varais pelas argolas nos lados da Arca, para se carregar a Arca.

6 E ele foi fazer a tampa de ouro puro. Dois côvados e meio era seu comprimento e um côvado e meio era sua largura. 7 Além disso, fez dois querubins de ouro. Fê-los de obra batida ao martelo em ambas as extremidades da tampa. 8 Um querubim estava na extremidade de lá e o outro querubim estava na extremidade de cá. Fez os querubins na tampa, em ambas as extremidades da mesma. 9 E vieram a ser querubins que estendiam duas asas para cima, abrigando a tampa com as suas asas e tendo suas faces [voltadas] um para o outro. As faces dos querubins mostravam-se [inclinadas] para a tampa.

10 E ele passou a fazer a mesa de madeira de acácia. Dois côvados era seu comprimento, e um côvado sua largura, e um côvado e meio sua altura. 11 Recobriu-a então de ouro puro e fez-lhe uma bordadura de ouro ao redor. 12 A seguir, fez-lhe ao redor uma borda da largura da mão e fez uma bordadura para a sua borda ao redor. 13 Além disso, fundiu para ela quatro argolas de ouro e pôs as argolas nos quatro cantos que eram para os quatro pés. 14 As argolas mostravam estar perto da borda, como suportes para os varais, para se carregar a mesa. 15 Fez então os varais de madeira de acácia e recobriu-os de ouro, para se carregar a mesa. 16 Depois fez de ouro puro os utensílios que há na mesa, seus pratos, e suas taças, e suas tigelas, e suas bilhas com as quais se derramam [as libações].

17 Fez então o candelabro de ouro puro. Fez o candelabro obra batida ao martelo. Seus lados e suas hastes, seus cálices, seus botões e suas flores procediam dele. 18 E dos seus lados saíam seis hastes, três hastes do candelabro de um dos seus lados e três hastes do candelabro do seu outro lado. 19 Três cálices em forma de flores de amêndoa estavam num grupo de hastes, alternando-se botões e flores; e três cálices em forma de flores de amêndoa estavam no outro grupo de hastes, alternando-se botões e flores. Assim era com as seis hastes que saíam do candelabro. 20 E no candelabro havia quatro cálices em forma de flores de amêndoa, alternando-se seus botões e suas flores. 21 E o botão debaixo de duas hastes provinha dele, e o botão debaixo de outras duas hastes provinha dele, e o botão debaixo de mais duas hastes provinha dele, para as seis hastes que saíam do candelabro. 22 Seus botões e suas hastes procediam dele. Todo ele era uma só peça de obra batida ao martelo, de ouro puro. 23 Fez então de ouro puro suas sete lâmpadas, e suas espevitadeiras e seus porta-lumes. 24 De um talento de ouro puro fez tanto a ele como a todos os seus utensílios.

25 Fez então o altar do incenso de madeira de acácia. Um côvado era seu comprimento e um côvado sua largura, sendo quadrado, e dois côvados era sua altura. Seus chifres procediam dele. 26 Recobriu-o então de ouro puro, sua parte superior e seus lados ao redor, e seus chifres, e fez-lhe uma bordadura de ouro ao redor. 27 E fez-lhe duas argolas de ouro abaixo da sua bordadura em dois dos seus lados, em dois lados opostos dele, como suportes para os varais com que era carregado. 28 Depois fez os varais de madeira de acácia e os recobriu de ouro. 29 Fez adicionalmente o óleo sagrado de unção e o incenso puro, perfumado, obra de fabricante de ungüento.

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

InícioCapítulo anteriorPróximo capítulo

Êxodo 38:1-31

1 E ele foi fazer o altar da oferta queimada de madeira de acácia. Cinco côvados era seu comprimento e cinco côvados sua largura, sendo quadrado, e três côvados era sua altura. 2 Fez então seus chifres nos seus quatro cantos. Seus chifres procediam dele. A seguir o revestiu de cobre. 3 Depois fez todos os utensílios do altar, os recipientes, e as pás, e as tigelas, os garfos e os porta-lumes. Todos os seus utensílios fez de cobre. 4 Fez além disso uma grelha para o altar, uma grade de cobre, abaixo da sua borda, embaixo, pelo seu meio. 5 Fundiu então quatro argolas, nas quatro extremidades, perto da grelha de cobre, como suportes para os varais. 6 Depois fez varais de madeira de acácia e os recobriu de cobre. 7 Então pôs os varais nas argolas nos lados do altar para que fosse carregado com eles. Fê-lo uma caixa oca de pranchas.

8 Fez então uma bacia de cobre e seu suporte de cobre, usando os espelhos das serventes que prestavam serviço organizado à entrada da tenda de reunião.

9 E passou a fazer o pátio. Para o lado do Negebe, o meridional, os cortinados do pátio eram de linho fino retorcido, de cem côvados. 10 Suas vinte colunas e seus vinte pedestais de encaixe eram de cobre. Os pinos das colunas e suas ligações eram de prata. 11 Também para o lado setentrional havia cem côvados. Suas vinte colunas e seus vinte pedestais de encaixe eram de cobre. Os pinos das colunas e suas ligações eram de prata. 12 Mas para o lado ocidental os cortinados eram de cinqüenta côvados. Suas colunas eram dez e seus pedestais de encaixe eram dez. Os pinos das colunas e suas ligações eram de prata. 13 E para o lado do leste, para o nascente, havia cinqüenta côvados. 14 Os cortinados eram de quinze côvados para uma ala. Suas colunas eram três e seus pedestais de encaixe eram três. 15 E para a outra ala, tanto deste como daquele lado do portão do pátio, os cortinados eram de quinze côvados. Suas colunas eram três e seus pedestais de encaixe eram três. 16 Todos os cortinados do pátio ao redor eram de linho fino retorcido. 17 E os pedestais de encaixe para as colunas eram de cobre. Os pinos das colunas e suas ligaduras eram de prata e o revestimento dos seus topos era de prata, e havia ligações de prata para todas as colunas do pátio.

18 E o reposteiro do portão do pátio era trabalho de tecelão, de linha azul, e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, e de linho fino retorcido, e seu comprimento era de vinte côvados e a altura em toda a sua extensão era de cinco côvados, igual à dos cortinados do pátio. 19 E suas quatro colunas e seus quatro pedestais de encaixe eram de cobre. Seus pinos eram de prata, e o revestimento das suas cabeças e suas ligações eram de prata. 20 E todas as estacas de tenda para o tabernáculo e para o pátio ao redor eram de cobre.

21 As seguintes são as coisas inventariadas do tabernáculo, o tabernáculo do Testemunho, que foi inventariado às ordens de Moisés, como serviço dos levitas sob a direção de Itamar, filho de Arão, o sacerdote. 22 E Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, fez tudo o que Jeová ordenara a Moisés. 23 E com ele estava Ooliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, artífice e bordador, e tecelão em linha azul e em lã tingida de roxo, e em fibras carmíneas, e em linho fino.

24 Todo o ouro usado para a obra em toda a obra do lugar santo veio a ser do montante do ouro da oferta movida: vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, segundo o siclo do lugar santo. 25 E a prata dos registrados da assembléia era de cem talentos e mil setecentos e setenta e cinco siclos, segundo o siclo do lugar santo. 26 O meio siclo para cada um era a metade de um siclo, segundo o siclo do lugar santo, para cada homem que passava para os registrados de vinte anos de idade e para cima, somando seiscentos e três mil quinhentos e cinqüenta.

27 E cem talentos de prata foram empregados na fundição dos pedestais de encaixe do lugar santo e dos pedestais de encaixe da cortina. Cem pedestais de encaixe eram iguais a cem talentos, um talento por pedestal de encaixe. 28 E dos mil setecentos e setenta e cinco siclos ele fez pinos para as colunas e recobriu seus topos e as ligou entre si.

29 E o cobre da oferta movida era de setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos. 30 E com este ele passou a fazer os pedestais de encaixe da entrada da tenda de reunião, e o altar de cobre, e a grelha de cobre que pertencia a ele, e todos os utensílios do altar, 31 e os pedestais de encaixe do pátio ao redor, e os pedestais de encaixe do portão do pátio, e todas as estacas de tenda do tabernáculo, e todas as estacas de tenda do pátio ao redor.

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

InícioCapítulo anteriorPróximo capítulo

Êxodo 39:1-43

1 E da linha azul, e da lã tingida de roxo, e das fibras carmíneas fizeram vestes de tricô para se ministrar no lugar santo. Fizeram assim as vestes sagradas que eram para Arão, assim como Jeová mandara a Moisés.

2 Concordemente, ele fez o éfode de ouro, de linha azul e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, e de linho fino retorcido. 3 Então bateram lâminas de ouro em folhas finas e ele recortou fios para os entremear entre a linha azul, e a lã tingida de roxo, e as fibras carmíneas, e o linho fino, como trabalho de bordador. 4 Fizeram-lhe ombreiras que se uniam. Estava unido nas suas duas extremidades. 5 E o cinto que havia sobre ele para atá-lo bem era do mesmo material, segundo a sua feitura, de ouro, de linha azul e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, e de linho fino retorcido, assim como Jeová mandara a Moisés.

6 Então fizeram as pedras de ônix, postas em engastes de ouro, gravadas em gravuras de sinete, segundo os nomes dos filhos de Israel. 7 De modo que as colocou nas ombreiras do éfode como pedras memoriais para os filhos de Israel, assim como Jeová mandara a Moisés. 8 Fez então o peitoral com o trabalho de bordador, igual à feitura do éfode, de ouro, de linha azul e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, e de linho fino retorcido. 9 Mostrou ser quadrado quando dobrado. Fizeram o peitoral de um palmo no seu comprimento e de um palmo na sua largura quando dobrado. 10 Guarneceram-no então com quatro fileiras de pedras. Uma fileira de rubi, topázio e esmeralda era a primeira fileira. 11 E a segunda fileira era de turquesa, safira e jaspe. 12 E a terceira fileira era de pedra de lesem, ágata e ametista. 13 E a quarta fileira era de crisólito, e ônix, e jade. Estavam colocadas em engastes de ouro na sua montagem. 14 E as pedras eram segundo os nomes dos filhos de Israel. Eram doze, segundo os nomes deles, em gravuras de sinete, cada uma segundo o seu nome para as doze tribos.

15 E passaram a fazer no peitoral correntinhas trançadas, como trabalho de cordas, de ouro puro. 16 Fizeram então dois engastes de ouro e duas argolas de ouro, e puseram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral. 17 Depois passaram as duas cordas de ouro pelas duas argolas nas extremidades do peitoral. 18 E passaram as duas pontas das duas cordas pelos dois engastes. Puseram-nos então nas ombreiras do éfode, na parte dianteira dele. 19 A seguir fizeram duas argolas de ouro e as colocaram nas duas extremidades do peitoral, na sua beira, por dentro, do lado do éfode. 20 Fizeram então duas argolas de ouro e as puseram nas duas ombreiras do éfode, embaixo, na parte dianteira dele, perto do seu ponto de junção, por cima do cinto do éfode. 21 Finalmente, amarraram o peitoral com um cordel azul, pelas suas argolas, às argolas do éfode, para que continuasse acima do cinto do éfode e o peitoral não fosse deslocado de cima do éfode, assim como Jeová mandara a Moisés.

22 Fez então a túnica sem mangas do éfode, trabalho de tecedor, toda de linha azul. 23 E a abertura da túnica sem mangas estava no meio dela, igual à abertura duma cota de malha. Sua abertura tinha uma orla ao redor para que não se rasgasse. 24 Fizeram então na bainha da túnica sem mangas umas romãs, de linha azul e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, torcidas juntas. 25 Além disso, fizeram campainhas de ouro puro e puseram as campainhas entre as romãs na bainha em roda da túnica sem mangas, entre as romãs; 26 uma campainha e uma romã, uma campainha e uma romã, na bainha em roda da túnica sem mangas, para se ministrar, assim como Jeová mandara a Moisés.

27 A seguir fizeram as vestes compridas de linho fino, trabalho de tecedor, para Arão e para seus filhos, 28 e o turbante de linho fino e a cobertura ornamental para a cabeça, de linho fino, e os calções de linho, de linho fino retorcido, 29 e a faixa de linho fino retorcido, e de linha azul, e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, trabalho de tecelão, assim como Jeová mandara a Moisés.

30 Por fim fizeram a lâmina lustrosa, o sinal sagrado de dedicação, de ouro puro, e inscreveram nela uma inscrição em gravuras de sinete: “A santidade pertence a Jeová.” 31 Então prenderam nela um cordel de linha azul, a fim de pô-la por cima do turbante, assim como Jeová mandara a Moisés.

32 Assim foi acabada toda a obra do tabernáculo da tenda de reunião, visto que os filhos de Israel faziam segundo tudo o que Jeová mandara a Moisés. Fizeram exatamente assim.

33 E passaram a trazer o tabernáculo a Moisés, a tenda e todos os seus utensílios, seus colchetes, suas armações de painel, suas trancas e suas colunas, e seus pedestais de encaixe, 34 e sua cobertura de peles de carneiros tingidas de vermelho, e sua cobertura de peles de focas, e a cortina do reposteiro, 35 e a arca do testemunho e seus varais, e a tampa, 36 a mesa, todos os seus utensílios e os pães da proposição, 37 o candelabro de ouro puro, suas lâmpadas, a fileira de lâmpadas, e todos os seus utensílios e o óleo de iluminação, 38 e o altar de ouro, e o óleo de unção, e o incenso perfumado, e o reposteiro para a entrada da tenda, 39 o altar de cobre e a grelha de cobre pertencente a ele, seus varais e todos os seus utensílios, a bacia e seu suporte, 40 os cortinados do pátio, suas colunas e seus pedestais de encaixe, e o reposteiro para o portão do pátio, seus cordões de tenda e suas estacas de tenda, e todos os utensílios para o serviço do tabernáculo, para a tenda de reunião, 41 as vestes de tricô para se servir no santuário, as vestes sagradas para Arão, o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para atuarem como sacerdotes.

42 Segundo tudo o que Jeová mandara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel todo o serviço. 43 E Moisés chegou a ver toda a obra, e eis que a tinham feito assim como Jeová mandara. Foi assim que fizeram. Conseqüentemente, Moisés os abençoou.

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

InícioCapítulo anteriorPróximo capítulo

 
User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: